Quem sou eu

Minha foto
Bia é goiana do quadradinho, desenhista autodidata mas que tomou vergonha e esta aprimorando a técnica com um curso profissional É também apaixonada por histórias de terror

terça-feira, 25 de maio de 2021

Púca, a criaturinha travessa da mitologia irlandesa!




Púca ou Pooka é uma criaturinha " marvada" da mitologia irlandesa. Faz traquinagens, atrapalhando viajantes, podendo lhes causar danos graves. 
 Muda de aparência constantemente, mas na maioria das vezes aparece como um cavalo negro com uma luz nas narinas e na boca. Em outras vezes aparece como um coelho, as vezes como um macaco, um doende, e até mesmo como uma mistura de um corvo com o corpo de fumaça.
Quando a pessoa o encontra com ele, o pestinha lhes da conselhos enganadores ou no pior dos casos, atraí a vítima para um pântano ou mesmo um penhasco.

☘️☘️☘️🌸🏵️🌻☘️☘️☘️🌺🌷🍂☘️☘️☘️🌼🏵️

  Suas brincadeiras começam quando ele ver alguém. Então ele acende uma suposta lanterna que carrega. Também pode ser tocando uma linda música com um violino.
Púca é um espírito das Colinas e montanhas e dizem aparecer em 1 de novembro. Ele pode falar na voz humana e em alguns lugares dizem que ele da ótimos conselhos e profecias.

sábado, 22 de maio de 2021

Folclore escandinavo, Nixie

 

 Nixie poderia se mostrar como um homem tocando violino em riachos e cachoeiras (embora muitas vezes seja imaginado como justo e nu hoje, no folclore ele era mais frequentemente descrito como vestindo roupas mais ou menos elegantes), mas também poderia parecer um tesouro ou vários objetos flutuantes , ou como um animal - mais comumente na forma de um "cavalo de riacho". Os nomes escandinavos
Para os escandinavos näcken , näkki , nøkk eram espíritos da água masculinos que tocavam canções encantadas no violino, atraindo mulheres e crianças para se afogarem em lagos ou riachos. 
No entanto, nem todos esses espíritos eram necessariamente malévolos; muitas histórias indicam, no mínimo, que os nøkker eram totalmente inofensivos para seu público e atraíam não apenas mulheres e crianças, mas também homens com suas doces canções. Também existem histórias em que o Fossegrim concordou em viver com um humano que se apaixonou por ele, mas muitas dessas histórias terminaram com o nøkk voltando para sua casa, geralmente uma cachoeira ou riacho próximo. (Compare com a lenda de Llyn y Fan Fach no País de Gales.)Os nøkker ficavam desanimados, a menos que tivessem contato regular e livre com uma fonte de água.


A música cativante do nøkk era muito perigosa para mulheres e crianças, especialmente mulheres grávidas e crianças não batizadas . Ele era considerado mais ativo durante a noite do solstício de verão , na véspera de Natal e nas quintas-feiras. 


(Créditos: Wikipédia)



quarta-feira, 19 de maio de 2021

Foclore escandinavo, Huldras.

 


folclore escandinavo , a huldra é uma criatura fabulosa de aparência humanóide que viveu nas florestas. Seu nome é derivado de uma raiz que significa "coberto" ou "segredo". Também conhecido como Skogsra (espírito da floresta) ou Tallemaja, no folclore sueco, e Ulda no folclore lapão . É uma espécie de ninfa . Enquanto a fêmea mais corpulenta é quase invariavelmente descrita como incrível, sedutora e bela, os machos da mesma raça às vezes são considerados hediondos, com narizes grotescamente longos.



A ILHA ASSOMBRADA Foto: Pixabay Dominik sempre soube que a ilha que herdou de seu avô era famosa por ser assombrada, mas ele nunca acredito...